Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Espaço da Gestante voltar

Principais Dúvidas na Gravidez

A gravidez é um estágio da vida da mulher que gera muitas dúvidas, principalmente para os casais de primeira viagem.

• Quando suspeitar de uma gravidez ?

O atraso menstrual é o primeiro sinal de uma possível gravidez para uma mulher com vida sexual ativa. Associados a outros sinais e sintomas como aumento do volume e sensibilidade mamária, náuseas, vômitos, azia, hiperpigmentação da aréola e sonolência.

• Como confirmar a gravidez ?

O diagnóstico da gestação pode ser clínico e/ou laboratorial. Este último baseia-se na dosagem do BHCG na urina ou sangue materno. Os níveis de HCG podem ser identificados antes mesmo do atraso menstrual, cerca de 10 dias após a ovulação, ou seja, em torno de 4 semanas de gravidez. Sendo assim o melhor parâmetro para diagnóstico laboratorial.

A ultrassonografia transvaginal permite a visualização do saco gestacional a partir de 4 a 5 semanas e identificação do embrião e batimentos cardiofetais após a 6 semana.

• Por que seus cálculos nunca coincidem com a do seu médico ?

A idade gestacional é calculada baseando-se na data da última menstruação, ou seja, duas semanas antes do período fértil. Além disso, a contagem é feita por semanas e não por meses, sendo assim a cada 4 semanas (ou 28 dias) completa-se o mês e não a cada 30 dias como costuma-se pensar.

• Posso pintar os cabelos durante a gravidez ?

Assunto controverso, devendo-se evitar o primeiro trimestre. O produto não pode conter amônia, formol e metais pesados, como o chumbo. O ideal é optar por shampoos tonalizantes e descolorantes.

Os reflexos dourados que não tocam o couro cabeludo podem ser realizados com segurança.

• O que posso fazer para melhorar o inchaço nos membros inferiores ?

- Elevar os membros inferiores quando estiver em repouso;
- Uso de meias elásticas de média compressão;
- Evitar ficar muito tempo em pé ou sentada;
- Procurar realizar caminhadas regularmente.

• Qual a importância do uso de ácido fólico ?

O ácido fólico é uma vitamina do grupo B encontrada em alimentos como espinafre, ervilha, castanha, nozes e fígado. Seu uso é recomendado durante o primeiro trimestre, embora o ideal seja iniciar no três meses que antecedem a gestação, com a finalidade de prevenir defeitos do fechamento do tubo neural e desenvolvimento de espinha bífida.

Alguns estudos têm mostrado que a deficiência do ácido fólico está associada à maior risco de Síndrome de Down (UNICAMP-SP).

• Grávidas podem fazer tratamentos odontológicos ?

Durante a assistência do Pré-Natal, deve-se dar atenção também à Saúde Bucal das pacientes, a fim de evitar a instalação de processos infecciosos e inflamatórios. Se houver necessidade de realização de raio-x, poderá ser realizado com protetor abdominal de chumbo. Em relação aos procedimentos odontológicos, poderão ser realizados com anestésicos sem vasoconstrictor.

• Ingestão de café e refrigerantes é contraindicada ?

A ingestão de café, refrigerantes de cola e chá preto deve ser moderada durante o período gestacional uma vez que seu excesso pode causar danos ao sistema nervoso do feto.

• O Raio-X do Aeroporto causa algum problema para o bebê ?

O Raio-X está presente apenas na máquina por onde passam as bagagens e por sua baixa irradiação não atinge as pessoas em volta. Na verdade, o detector de metais por onde passam os passageiros é constituído por um campo eletromagnético, não ocasionando nenhum malefício para a gestação.